Política
Marcos Rogério, do DEM, e Confúcio Moura, do MDB, são eleitos senadores por Rondônia
Compartilhe:
Marcos Rogério ficou em primeiro lugar, com 24,06% dos votos válidos. Ex-governador Confúcio Moura teve 17,06% da votação.
Com 324.939 votos e 230.361 votos, Marcos Rogério (DEM) e Confúcio Moura (MDB), respectivamente, foram eleitos neste domingo (7) senadores por Rondônia para os próximos oito anos. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após duas horas do término da votação.
Marcos Rogério foi eleito deputado federal em 2010 e 2014 e já atuou como vereador na cidade em que nasceu, Ji-Paraná, na Região Central do Estado. Ele é graduado em direito.
“Sobretudo um momento de gratidão, de gratidão a Deus, porque eu vejo nesse projeto nosso a mão de Deus, a benção de Deus. E gratidão ao povo de Rondônia, que soube entender a nossa mensagem, que soube entender o momento político e nos deu a oportunidade de servir o estado como Senador da República”, afirma Marcos Rogério.
Confúcio Moura foi governador do estado eleito duas vezes seguidas, em 2010 e 2014, e deputado federal por três vezes. Médico, formado em 1975, fundou o PMDB em Ariquemes (RO), onde foi secretário de saúde.
Neste ano, o eleitor escolheu dois candidatos ao Senado porque o mandato é de oito anos, mas as eleições ocorrem de quatro em quatro anos. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras. Neste ano, 54 vagas estavam em disputa no país.
Veja abaixo a ordem de votos segundo o TRE:
- Marcos Rogério (DEM) – 24,06%
- Confúcio Moura (MDB) – 17,06%
- Jaime Bagattoli (PSL) – 15,7%
- Jesualdo Pires (PSB) – 14,49%
- Carlos Magno (PP) – 12,13%
- Valdir Raupp (MDB) – 5,95%
- Aluízio Vidal (REDE) – 3,84%
- Pastor Edésio Fernandes (PRB) – 3,22%
- Fabricio Jurado (NOVO) – 2,57%
- Ted Wilson (PRTB) – 0,97%
Fátima Cleide (PT), Bosco da Federal (PPS), Paulo Cadillac (PSTU) não tiveram os votos computados como válidos.